Autora: Kellen Dionísio
Liderar é um papel de grande relevância, evidenciado ao longo da história e no mundo empresarial. Por isso, o conceito de liderança passa por constantes atualizações, uma vez que a sociedade está em transformação, e a atuação dos líderes deve acompanhar essas mudanças.
O escritor e palestrante Simon Sinek traduz essa ideia em seus livros, especialmente em "Líderes Se Servem por Último". Ele reforça que o papel dos líderes não é mais apenas dar ordens, mas sim cuidar das pessoas.
Você já parou para refletir sobre o imenso desafio que é identificar essa habilidade de cuidar de outras pessoas em um mundo com escassez de relações empáticas? Sim, isso mesmo! Encontrar profissionais aptos a liderar pessoas exige que possuam habilidades como:
Mas será que esses profissionais existem? Sim, eles existem! No entanto, encontrá-los prontos, formá-los ou até mesmo despertá-los para assumir essa missão é um grande desafio.
A geração Z e os desafios da liderança
Muitos jovens da geração Z não têm interesse em cargos de liderança. Uma pesquisa realizada pela CoderPad, plataforma de contratação de desenvolvedores, apontou que 36% dos profissionais entrevistados não desejam assumir responsabilidades gerenciais. Além disso, 67% desses profissionais acreditam que não estão preparados para os desafios de liderança. Alguns destes jovens alegam que não desejam dedicarem mais tempo as organizações e impactarem a sua vida pessoal, não querem assumir mais responsabilidades e, principalmente, terem que lidar com pessoas intensamente.
O círculo de segurança e o papel dos líderes
No livro "Líderes Se Servem por Último", Simon Sinek apresenta o conceito do "Círculo de Segurança". Esse conceito refere-se à criação de um ambiente onde os membros da equipe sintam-se protegidos de ameaças externas, seguros para enfrentar desafios e apoiados tanto pelo líder quanto pelos colegas. Esse modelo promove:
Quando o círculo de segurança não existe, os comportamentos negativos que podem surgir incluem:
Por outro lado, quando a confiança e a cooperação são estimuladas, os comportamentos positivos incluem:
Liderar: uma responsabilidade com as pessoas
Liderar é, acima de tudo, um compromisso com os seres humanos. Os líderes devem se orgulhar dessa responsabilidade. Se não estão dispostos a assumir o compromisso de cuidar da equipe, talvez seja melhor reconsiderar essa missão. Afinal, como Simon Sinek ressalta, "liderar dá trabalho".
Por isso, é essencial que as empresas invistam na seleção de perfis com potencial para assumir essa responsabilidade e desenvolvam continuamente as habilidades comportamentais necessárias para formar os líderes do futuro.
Para isto, deixo um desafio proposto por Simon Sinek aos líderes perguntarem a si mesmo: