Autora: Kellen Dionísio – Psicóloga (CRP 09/003484) - PUC GO, Me. em Administração pela UFG, Coach- ICA e Consultora de RH
O que os empresários me perguntam? qual o perfil ideal para este cargo? Onde encontrarei o candidato ideal para esta vaga? Por que é tão difícil encontrar profissionais com o perfil da vaga?
O que os candidatos perguntam? o que eu devo ter para ser aprovado para o cargo? Como conquistar a vaga tão sonhada? Por que eu não consigo um bom emprego?
A realidade econômica ainda aponta sinais alarmantes de desemprego no Brasil, os números de janeiro de 2020 mostram quase 12 milhões de desempregados em todo o Brasil (11%), sendo que existe outro dado preocupante, a taxa de 40,7% de trabalhadores na informalidade, demonstrando a possível precarização do espaço de trabalho.
Como profissional de Recursos Humanos desde 2002, vejo empresário que ainda sofrem para encontrarem candidatos que atendam aos requisitos mínimos de suas vagas de empregos, mesmo neste cenário de vasta disponibilidade de profissionais no mercado de trabalho.
De um outro lado, também recebo "toneladas" de currículos por e-mail, que estão desesperados por uma oportunidade de emprego. Vejo que muitos destes profissionais não possuem qualificação ou foco profissional, alguns chamam a atenção pela seguinte fala: “Estou enviando este currículo para qualquer oportunidade que tiver, estou precisando muito”!
Infelizmente, no mercado de trabalho, não funciona assim... Cada empresa possui uma cultura particular, que exige conhecimento e perfil comportamental compatível, para terem maior adaptação ao trabalho.
Ciente que o desemprego é um fenômeno global complexo, que envolvem aspectos sociais, educacionais e econômicos de um país. Longe de querer reduzir este fenômeno a grandeza de sua natureza, mesmo reconhecendo todo o aspecto trágico do desemprego, devo alertar aos profissionais que buscam empregos e empresários que buscam candidatos, que muitos ainda mantém práticas que colaboram para esta equação não fechar, ou seja, vagas abertas e desemprego crescente. Listei algumas práticas de empresas e candidatos que considero que deveriam ser abolidas, favorecendo a maior empregabilidade:
Práticas equivocadas dos empresários:
Práticas equivocadas dos candidatos:
Aqui, eu busquei compartilhar algumas dicas para quem contrata e vive com o desejo de encontrar candidatos com melhor adaptação à cultura da empresa, também do outro lado, existe profissionais esperançosos por conquistar um emprego. Faço votos para repensarmos antigos conceitos de seleção e passemos a uma etapa mais assertiva de encontro entre perfil ideal e candidatos.