Treinamento digital, funciona?


Publicado em 15 Abril de 2021
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Treinamento digital, funciona?
Autora: Kellen Dionísio – Psicóloga (CRP 09/003484) - PUC GO, Me. em Administração pela UFG, Coach- ICA e Consultora de RH

No ano de 2020, com a crise da pandêmica e exigências de isolamento social, as empresas com atividades não essenciais ou exclusivas de escritórios, se viram obrigadas a direcionarem seus colaboradores, ao home office e reuniões virtuais. Este tem se tornando um grande desafio de adaptação para o bom andamento dos negócios, em que o Recursos Humanos (RH) teve que aliar, ao seu dia-a-dia, as ferramentas tecnológicas e digitais disponíveis, para tornar possível a continuidade dos processos de trabalho.

Um importante instrumento da área de RH é o Treinamento e Desenvolvimento (T&D), qual foi o destino dele nas empresas?  Algumas apenas abandonaram a ideia, por inviabilidade econômica e outras, por desinformações das alternativas digitais existentes, também suprimiram a missão de manter o desenvolvimento das pessoas na organização.

É importante lembrar que, assim como para a educação formal (ensino fundamental, segundo grau, graduação, etc.) é danoso a paralisação das práticas educacionais, também a ausência de T&D dentro das organizações é um risco à sustentabilidade das empresas. Um dado otimista, levantado pelo Google, aponta que em 2020 cresceu a busca por educação a distância, conhecida com cursos EAD, sendo que os cursos de especialização EAD tiveram um crescimento de 130% no pico da quarentena, mostrando que as pessoas estão dispostas a experimentarem novos meios de aprendizagem.

Antenadas com as transformações digitais, empresas de diversos segmentos apostaram no treinamento digital, buscando metodologias que estimulam o envolvimento das pessoas durante os cursos. O que a experiência mostra é que os cursos EAD, tem mais chances de obterem sucesso quando baseados em três práticas da andragogia, metodologia centrada na necessidade de aprendizagem de adultos.

Dicas para ampliar o engajamento em cursos on line:

  1.  Planejamento – Fazer levantamento de necessidade de treinamento, em conjunto com o público alvo, utilizando pesquisas de interesse e melhor formato de aplicação;
  2.  Utilizar de plataformas que permitam a interação – a educação de adultos, tratada na teoria da andragogia afirma, principalmente, que o adulto aprende pela experiência prática, então, pelo mundo digital, esta realizada fica um pouco mais limitada, mas não impossível. É possível escolher plataformas de reuniões on line que permitam que as pessoas formam pequenos grupos simultâneos, projetem os sus trabalhos para toda a equipe visualizar, fazer sorteios, escreverem insights em lousas digitais, enfim, permitir que a experiência de aprendizagem EAD, também seja muito interessante.
  3. Sala invertida – passar materiais para o público alvo, fazer uma leitura prévia ou ver um vídeo sobre o conteúdo, pode acelerar muito a aprendizagem em cursos on line. É importante ensinar aos participantes uma nova postura perante a formação EAD, o aluno deve ser participante ativo tanto na construção como na condução do treinamento.


Quais são as vantagens e desvantagens, para as empresas, ao investirem em treinamentos EAD?

  1. A carga horária poderá ser flexibilizada, visto que o encontro deverá ser centrado para tirar dúvidas e o instrutor manter postura de facilitador ou curador de materiais, que viabilize determinado aprendizagem;
  2. Os cursos podem ser gravados e revisitados posteriormente, para fixar o aprendizado;
  3. Possibilidade de alcançar um maior público dentro da empresa, conseguindo um melhor custo/benefício;
  4. Comodidade de realizar dos participantes realizarem o curso de casa ou do posto de trabalho na empresa, podendo ter mais conforto para se vestir e poder evitar trânsito e congestionamentos no deslocamento para grandes centros de treinamentos.
  5. O recurso digital pode facilitar a contração de diversos profissionais de todo o mundo, ao passo que na modalidade presencial poderia ficar inacessível para algumas empresas.

Desvantagens do treinamento EAD:

  1. Impossibilidade de interação presencial – é conhecido que o contato presencial tem a vantagem de ampliar a afetividade entre as pessoas do time, porém na impossibilidade desta aproximação, os recursos on line, podem trazer a interação de forma criativa: utilizar expressão das emoções via emoticons, estimular conversas descontraídas no bate-papo no chat; facilitador do treinamento manter uma postura bem humorada durante a sessão de treinamento.
  2. Dispersão durante o curso -  durante o curso o colaborador terá possibilidade de acessa outros sites, responder e-mails, checar as mensagens do whatsApp. Para evitar este tipo de distração, o facilitador do treinamento deverá manter tarefas claras de retorno que os treinandos deverá fazer durante o treinamento; chamar os participantes pelo nome; fazer sorteios de nomes para responder atividades durante o curso e entre outros recursos.
  3. A aprendizagem ao estilo digital funciona, seja no formato 100% on line ou híbrido (união do formato presencial e do on line), mas para isto deverá ter como aliada uma metodologia correta. Por isto, é importante que empresas compreendam os atuais desafios, frente as constantes transformações e inovações e percebam que investirem em treinamento, inclusive no formato digital, manterá a empresa competitividade, garantindo a formação e engajamento dos times de trabalho.

Certamente, sairá na frente quem se adaptar a esta realidade digital mais rapidamente, tornando a sua marca diferenciada no mercado.

E a sua empresa, ela está preparada para investir em treinamentos on line?

Fale conosco e descubra como tornar esta ação possível.